“Quer andar pelas paredes? Os homens estão aprendendo com as lagartixas”

Ciência:
Física

Nível: Intermediário

Lagartixas são excelentes alpinistas: escalam paredes com uma velocidade que pode atingir um metro por segundo. O mecanismo usado por esses répteis para se fixarem às superfícies foi descrito pela equipe do biólogo Kellar Autumn, professor do Lewis & Clark College em Portland (EUA). Quando a lagartixa sobe pela parede, a geometria especial de seus dedos produz forças de Van der Waals, interações eletromagnéticas fracas que garantem adesão segura entre as patas do réptil e a superfície. A descoberta pode ajudar os engenheiros a desenvolverem novos tipos de adesivo.

Os pés das lagartixas, a principal fonte de inspiração de todos os cientistas que lidam com adesivos, ganharam um novo concorrente com a demonstração de um adesivo feito com nanotubos de carbono que é 10 vezes mais eficiente do que o adesivo natural encontrado nos pés desses animais e capaz de sustentar seu peso suspenso no teto.

O filme, feito com nanotubos de carbono, tem uma força adesiva três vezes maior do que o recorde anterior e 10 vezes maior do que a adesão dos pés das lagartixas. Mesmo com essa força toda, o adesivo é reversível e reutilizável, soltando-se facilmente com uma pequena força aplicada numa direção determinada.

Além das utilizações tradicionais de todos os adesivos, o novo material deverá ser importante no desenvolvimento de robôs de pequenas dimensões capazes de se locomover sobre qualquer superfície, inclusive andando pelas paredes ou pelo teto.

Os resultados até agora são promissores. Vários pesquisadores ao redor do mundo tem apresentado trabalhos que imitam a pata da lagartixa com seus milhões de cílios e interagem com superfícies usando a força molecular. Superfícies muito lisas ou até mesmo lubrificadas poderão receber o adesivo que também não deixará marcas.

O que é a tal força de Van der waals? Na química, o termo forças de van der Waals (também conhecida por forças de London, dipolo instantâneo e dipolo induzido) são forças intermoleculares formadas devido ao movimento da nuvem eletrônica e a consequente polarização das moléculas

 

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7as_de_van_der_Waals
http://www.meiobit.com/meio-bit/ci-ncia/adesivo-usando-o-poder-das-lagartixas-geckos
http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/3839
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=adesivo-seco-reversivel-supera-pes-das-lagartixas&id=

Anúncios