“Por que sentimos sono depois do almoço?”

Ciência:
Biologia

Nível: básico

Depois do almoço, principalmente quando comemos bastante, sentimos uma sonolência inexplicável. Por que nosso corpo reage dessa maneira, se acabamos ingerindo alimentos que nos trazem energia?

Quando comemos, um processo acontece dentro de nosso corpo, o processo da digestão. Parte dele é um processo químico que acaba por aumentar o bicarbonato no nosso sangue, motivo pela qual sentimos sono.

Assim que a digestão se inicia, o estômago captura água e gás carbônico para formar o ácido carbônico que, ao reagir com o ácido clorídrico, dá origem ao ácido gástrico

Da reação entre os ácidos, sobra uma substância chamada bicabornato, que é absorvida pelo sangue e o torna mais ácido. Quando o sangue alcalinizado irriga o sistema nervoso central, provoca a diminuição da atividade das regiões responsáveis pela vígilia e pela concentração muscular

Quando o sangue alcalino circula pelo cérebro, causa sonolência. É o que chamamos de maré alcalina do sangue. Por isso, quando comemos comida muito gordurosa (mais difícil de digerir) ou ingerimos líquido após o almoço (que dilui o suco gástrico), temos mais sono, porque nos dois casos é necessário maior síntese de HCl no estômago, portanto, mais HCO3- no sangue

 

O que é ácido gástrico?

Ácido gástrico é o ácido hidroclorídrico presente no suco gástrico. É produzido pelas células parietais, estimuladas pela presença do hormônio gastrina.

 

Por que o suco gástrico não digere o estômago?

O órgão possui células que o recobrem internamente e produzem muco, uma forração gelatinosa. Ela funciona como um escudo para inibir a autodigestão porque protege as paredes do estômago das pepsinas (uma enzima) e do ácido clorídrico, principais substâncias do suco gástrico. Por ser alcalino, o muco neutraliza o ácido clorídrico, um potente corrosivo.

As pepsinas, que precisam de um meio ácido para trabalhar, também não conseguem atingir a parede do órgão. Mas quando alguém está estressado, o organismo pode aumentar a concentração de ácido clorídrico ou bloquear a produção do muco, provocando a formação das úlcera pépticas.

 

Fontes:

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060822065213AAIg4AQ
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070403213917AAkQHvD
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_g%C3%A1strico
http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_115309.shtml