“Por que fugimos tanto das calorias? O que são elas e como funcionam em nosso corpo?”

Ciência:
Biologia/Química

Nível: intermediário

Caloria é uma unidade de energia. Normalmente a usamos com relação aos alimentos,
mas ela pode ser aplicada a qualquer coisa relacionada com energia, como gasolina,
por exemplo.

As unidades de calorias que encontramos nas embalagens de alimentos na verdade não
são calorias, e sim kilocalorias (1 kilocaloria = 1000 calorias). Então,
quando ler que um certo refrigerante possui 150 calorias, saiba que são 150 kilocalorias!
Em termos práticos, uma caloria nada mais é do que a quantidade de energia ou calor
necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau Celsius (°C).
Uma caloria é a mesma coisa que 4184 joules.

Os seres vivos precisam de energia para que seus corpos possam continuar em funcionamento,
é parte da nossa vida e essencial para nossa sobrevivência. Sem energia, não conseguimos
respirar, caminhar, ter o sangue bombeado do coração para as demais partes do corpo,
etc. Logo, precisamos dessas calorias para continuarmos vivendo, e é aí que entra
o perigo dos regimes: nós evitamos comer calorias para emagrecer, mas como isso
funciona?

Se consumirmos mais energia do que precisamos, elas são armazenadas em nosso corpo
em forma de gordura, e assim engordamos. Porém, se consumirmos menos do que nosso
corpo necessita, a gordura é transformada novamente em energia, como uma espécie
de reservatório sendo utilizado, e perdemos peso.

É necessário balancear nosso consumo com as necessidades de nosso corpo, levando-se
em conta os exercícios que fazemos para não deixarmos nosso corpo sem energia (e
reservas) e também para não consumir muitas calorias sem critérios acreditando que
caloria é energia e, assim, é bom para o corpo, como já ouvi comentarem; “Caloria
é energia, então temos que comer muito”. Cuidado!

Uma caloria é formada por um pilar: carboidratos, proteínas e gordura. 1 grama de
carboidrato possui 4 calorias, 1 grama de proteína possui 4 calorias e 1 grama de
gordura possui 9 calorias.

Se souber quantas gramas de cada um desses 3 elementos o alimento possui, é possível
saber exatamente quantas calorias – quanta energia – ele fornece.

“Se olharmos para a tabela nutricional no verso de um pacote de aveia, sabor açúcar
mascavo, descobriremos que contém 160 calorias. Isso significa que se colocássemos
essa aveia em um prato, levássemos ao fogo e a queimássemos completamente (o que
na verdade é um pouco complicado), a reação produziria 160 quilocalorias (lembre:
as calorias do alimento são quilocalorias) – energia suficiente para levantar a
temperatura de 160 quilogramas de água em 1º C. Se olhássemos a tabela nutricional
com mais cuidado, veríamos que nossa aveia contém 2 gramas de gordura, 4 gramas
de proteína e 32 gramas de carboidratos, produzindo um total de 162 calorias (aparentemente,
os fabricantes de alimentos gostam de arredondá-las). Dessas 162 calorias, 18 são
de gordura (9cal x 2gr), 16 de proteína (4cal x 4gr) e 128 de carboidratos (4cal
x 32g).”

A maioria dos alimentos usa como valor base de uma dieta 2000 kilocalorias diárias.
Contudo, isso é um valor aproximado, pois cada pessoa possui necessidades diferentes
e vários fatores podem afetá-lo, tais como sexo, altura, atividades físicas realizadas,
entre outros.

Curiosidade:

Os exercícios físicos aumentam nosso metabolismo não apenas enquanto estamos realizando
a atividade, pois o corpo precisa de um tempo para voltar às suas atividades normais.
Queimamos uma quantidade maior de calorias por cerca de duas horas após o término
da atividade física!

Fontes:

http://recipes.howstuffworks.com/calorie1.htm
http://saude.hsw.uol.com.br/calorias.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_Celsius