“Como as baterias podem ser recarregáveis?”

Ciência: Química
Nível:
básico

bateria

Existe da química os chamados processos inversos, àqueles cujo resultado final é o exato oposto de seu inverso. Um exemplo disso é a oxidação e a redução, processo que faz com que possamos recarregar nossas baterias utilizando a energia elétrica!

Oxidação acontece quando um material vai perdendo elétrons, e um bom exemplo é a ferrugem, que nada mais é que uma oxidação. Já o processo de redução acontece quando um material ganha elétrons, ganhando assim uma carga elétrica.

Quando ligamos nosso aparelho que depende da bateria, um processo de oxidação começa a acontecer:  o material da bateria começa a perder elétrons, e esses elétrons vão fornecer a energia elétrica para o aparelho ou dispositivo. Isso continua até que o material não consegue mais soltar elétrons, acabando assim a carga da bateria.

Ao ligar a bateria à energia elétrica, o processo de redução toma seu lugar e devolve ao material da bateria os elétrons que ela perdeu, lembrando que com o tempo ele começa a recuperar cada vez menos elétrons, formando assim o tempo de vida útil da bateria. Isso acontece porque o processo acaba por desgastar os materiais envolvidos.

Fontes:

http://www.vocesabia.net/ciencia/fisica/como-funciona-a-bateria/#more-779