“Dizem que bocejar é uma maneira de contornar o sono”

Ciência: Biologia
Nível:
básico

A ação de bocejar está sim relacionada ao sono. Ela serve para melhorar nossa atenção, aumentar a circulação sangüínea e diminui a temperatura cerebral. O bocejo também nos faz ingerir uma quantidade maior de ar.

Existem dois tipos diversos: pela boca e pelo nariz. Um estranho fato, ainda inexplicado pela ciência, é o fato do bocejo ser “contagioso”, pois acabamos bocejando só de ver outra pessoa fazendo isso. Em um estudo feito em Nova Iorque, alunos foram colocados em uma sala para assistir um filme e, duranto o bocejo de um ator, 44 alunos o seguiram, e com alguns dados interessantes: somento os que costumavam bocejar pela boca, e nenhum que tinha uma bolsa fria na testa.

O cérebro funciona melhor a temperaturas menores e a respiração pelo nariz é melhor para refrigerar o cérebro. Esta foi a conclusão do experimento. Além do sono, outros fatores nos levam a realizar tal ação: tensão, tédio e até mesmo a agitação. Algumas teorias dizem que o bocejo é uma forma primitiva de comunicação.

Boa parte é ainda teoria. Não se sabe ainda, ao certo, o funcionamento do bocejo e sua real intenção, apenas que está ligado ao estado de sonolência e que produz reações no corpo como as descritas acima: resfriamento do cérebro e maior circulação de ar.

Fontes:

http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI1495821-EI8407,00.html
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/7218