Fatos rápidos e curiosidades!

1. O que houve com o Large Hadron Collider?

Um vazamento de hélio no túnel obrigou os cientistas a adiarem o funcionamento da máquena para Abril de 2009. A temperatura do túnel, que era de 217,3 graus Celsius negativos, terá que ser elevada para que possam observar os imãs e garantir que não há defeitos antes da utilização da máquina.

2. Por que a contagem do jogo de tênis é 15-30-40?

A sequência original usava 0-15-30-45 como era de se esperar, baseados no sistema de contagem das horas, ainda muito usado como base para qualquer tipo de sequência numérica. O 45 transformou-se em 40 porque achavam 40 mais fácil de ser pronunciado e mais rápido! Tentaram mudar a sequência para uma mais simples, sequencial, mas a idéia não pegou e, até hoje, a contagem é aquela estranha de 0-15-30-40.

3. Raios negativos e positivos?

Muita gente não sabe, mas os raios podem ser negativos ou positivos, dependendo da parte da nuvem em que são  originados. Pensava-se que os raios positivos não possuiam ramificações, mas descobriu-se recentemente que elas existem e desaparecem mais rapidamente que a dos raios negativos, tornando quase impossível de serem captadas por fotos. Os dois tipos de raio possuem a mesma velocidade.

Curiosidade

O Prêmio Grammy deste ano para Melhor Álbum Histórico foi para a equipe de Kevin M. Short, matemático da University of New Hampshire, e o engenheiro de som Jamie R. Howarth. Eles conseguiram restaurar uma frágil gravação ao vivo de 1949 do legendário cantor de música folk Woody Guthrie, de sons em fio magnetizado. A técnica desenvolvida para a restauração explora de forma inteligente os ruídos de fundo da gravação..

Fontes:

http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_122748.shtml
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/lhc-voltara-funcionar-so-em-abril
http://www.ft.org.br/site/noticias/
http://cienciahoje.uol.com.br/128591