Uma reação química extraordinária e terrivelmente tóxica”

Ciência:
Química
Nível:
avançado

Aceitei o desafio do blog Live Together, Die Alone e procurei entender o que acontecia com o mercúrio thiocynate quando entra em contato com fogo. Antes de começar a explicar, é melhor verem com seus próprios olhos:

http://www.xpock.tv/playerf/embed/1009

Incrível, não? Procurei em vários sites e conversei com alguns químicos à respeito. A substância utilizada no vídeo é o mercúrio thiocyanate, um composto químico de fórmula Hg(SCN)2 formado pela reação de sal de mercúrio (II) com sal thiocyanate, como o potássio thiocyanate, em uma solução aqüosa, produzindo um precipitado de mercúrio thiocyanate.

Thyocianate (ou tiocianato) é nada mais do que um ânion, [SCN], análogo ao íon cyanate (ou cianato), onde o oxigênio é substituído por enxofre.

Definições complexas à parte, esse mercúrio é um composto cristalino e inodoro, insolúvel em água e muitotóxico. Não tentem fazer esse experimento! tóximo se ingerido ou inalado. Logo,

Quando sua temperatura atinge 165°C ele se decompõe em mercúrio, nitrogênio e outras substâncias que o compõe, queimando-se rapidamente no ar e liberando cinzas que se parecem com uma serpente (antigamente era vendido junto com fogos de artifício, sob o nome de serpente do faraó). Essa serpente é uma expansão de sua massa, que chega a crescer várias vezes acima do seu volume inicial, como puderam ver no vídeo.

Se inalado, os sintomas são de forte envenenamento: aperto e dor no peito, dificuldade em respirar e tosse. Os olhos podem ser gravemente prejudicados, a pele sofre irritação e ainda pode causar vômitos, necrose e levar à morte por colapso vascular. 

Fontes:

http://cameochemicals.noaa.gov/chemical/1048
http://en.wikipedia.org/wiki/Mercury(II)_thiocyanate
http://blogs.abril.com.br/bruno
http://www.jtbaker.com/msds/englishhtml/m1560.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Thiocyanate

Anúncios