“Curiosidades sobre o cérebro humano

Ciência:
Biologia
Nível:
 básico

A cabeça de um ser humano é composta por 22 ossos: o crânio, constituído de 8 ossos, e os ossos faciais, com mais 14 ossos. A função do crânio é proteger o cérebro, que pesa cerca de 1,4kg em um adulto, embora o valor seja ligeiramente menor nas mulheres.

O cérebro possui mais de 100 bilhões de células nervosas através do qual os sinais são enviados e recebidos na forma de pulsos elétricos. Os pulsos viajam a mais de 400km/h, suficientes para acender uma lâmpada, mas também consome mais energia do que qualquer outro órgão de nosso corpo, cerca de 1/5 do que conseguimos ao nos alimentar.

Ele funciona como um sistema integrado, e ao entrar em atividade cada uma de suas partes consome quantias diferentes de oxigênio de acordo com sua “missão”. O fato de que a comunicação entre os neurônios seja feita através de pulsos elétricos é algo certo e comprovado, mas pode não ser o único meio: cientistas chegam a propor modelos em que até mesmo ondas sonoras são utilizadas pelo cérebro, mas nada ainda é conclusivo. É certamente o órgão mais complexo e desconhecido do nosso corpo.

Dentre as principais funções do cérebro, estão:

– Controlar a temperatura corpórea, a pressão arterial, a freqüência cardíaca e a respiração;
– Controlar os sentidos;
– Controlar os movimentos físicos;
– Nos dar a possibilidade de pensar, sonhar, raciocinar, sentir emoções…

Uma outra função do cérebro, não tanto conhecida, é a de manter o equilíbrio do corpo e nos dar orientação espacial. Existe um sistema chamado de Sistema Vestibular (leia um post sobre ele aqui) e parte dele encontra-se no ouvido interno!

Fontes:

http://www.didyouknow.cd/brains.htm
http://www.howstuffworks.com/search.php?terms=brain&gallery=1&media=explanation&page=1
http://saude.hsw.uol.com.br/cerebro6.htm
http://super.abril.com.br/revista/240a/materia_especial_261502.shtml?pagina=1