Descubra algumas curiosidades com nossa rodada de perguntas rápidas!

1. Por que a água não faz passar o ardor na língua que sentimos ao comer algo muito apimentado?

A pimenta, na maioria das comidas “quentes”, é oleosa. Quando a água passa pela língua, ela apenas desliza sobre a camada de óleo ao invés de se misturar com ela, já que água e óleo não combinam. Para passar a sensação, o ideal é comer pedaços de pão, que absorvem a substância causadora da sensação de ardor. Outra solução seria tomar leite ou até mesmo alguma bebida alcoólica.

2. De onde vêm a tradição de coelhos e ovos relacionados com a páscoa?

Celebrava-se na cultura Anglo-Saxônica o retorno da primavera com um carnaval e o ofereciam ao Deus Eostre. A palavra carnaval vem de “carne vale”, que significa “Adeus, carne”, e isso significa que ofereciam ao Deus ovos coloridos e coelhos. Anos depois surgiu o feriado Cristão na mesma data, e aos poucos foram convertendo os Anglo-saxãos. Os coelhos e os ovos, contudo, cotinuaram, e se misturaram com o feriado que comemorava o nascimento de Cristo.



3. Quanto tempo durou a guerra dos cem anos?

Cem? não! Ela durou nada menos do que 116 anos, de 1337 a 1453.


Você sabia?

 A palavra “dólar” foi criada no Império Romano. Havia um vale chamado Joachimsthal nas montanhas Bohemia e ela era uma fonta importante de prata, tornando-se o centro produtor de moedas. Acabou-se por dar à moeda o mesmo nome do local, Joachimstaler, que acabou sendo reduzido para ‘Taler’, cuja pronúncia foi levemente alterada até chegar em “dólar”.

Fontes:

http://www.didyouknow.cd