Quando alguém diz “Sinto sua dor” ela pode estar dizendo a verdade.

Ciência:
Percepção extra sensorial
Nível: básico

Quantas vezes já ouvimos alguém dizer “sinto sua dor” ou “isso deve ter doído“? Normalmente usamos isso sem o sentido literal, mas existem pessoas que podem realmente “sentir” o que sentimos. Ao ver alguém ser tocado, algo aciona a mesma parte do cérebro delas fazendo-os sentir como se o toque tivesse acontecido neles mesmos. Parece impossível?

A University College de Londres vêm fazendo pesquisas com 10 pessoas que apresentam essa rara “habilidade”, conhecida como sinestesia espelho-toque. Acredita-se que o fenômeno esteja relacionado aos neurônios espelho, que estão ligados à empatia emocional. Algumas pessoas possuem a sinestesia tão acentuada que a sensação que sentem é forte o suficiente para lhes causar a mesma dor que sentiriam se uma pancada estivesse acontecendo nelas e não em outras pessoas.

Em alguns casos, elas não sentem apenas as sensações físicas mas também algumas emoções, o que é mais difícil para a ciência explicar. Pessoas com esse nível de sinestesia afirmam que é insuportável assistir filmes de terror, por exemplo! Uma pessoa que tenha essa capacidade pode nem saber que isso não é o “normal” dos seres humanos, e acreditam que todas as pessoas sentem coisas que não acontecem com elas. 

Pra quem quer saber mais à respeito, além dos links listados na área de fontes, vale a pena conferir o blog sinestesia. Veja aqui.

Fontes:

Jornal da Ciência
Sinestesia