O Large Hadron Collider foi nomeado a máquina do fim do mundo!

Ciência:
Física
Nível: Avançado

Hoje, 10 de Setembro de 2008, começou a funcionar uma máquina chamada Large Hadron Collider (LHC), o acelerador de partículas mais avançado da história da humanidade. Ele possui uma forma circular com 27 quilômetros de extensão, e custou nada menos do que 8 bilhões de dólares! Para que exatamente ele serve?

Os cientistas esperam, com ele, poder entender o fenômeno do Big Bang. Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço.

Ao contrário das demais máquinas criadas até hoje, esta irá fazer a colisão de prótons, e não de pósitrons e elétrons. Prótons de alta energia são emitidos em direções opostas e colidirão em uma busca de assinaturas de supersimetria, matéria escura e das origens da massa. A colisão irá gerar energia e luminosidade, e  espera-se poder observar fenômenos até hoje inexplicados, como a possível formação de “massa”. Para isso, as partículas irão viajar praticamente na velocidade da luz.

Espera-se, também, poder provar a formação do bóson de Higgs (uma partícula elementar usada para validar o modelo atual de partícula). Isto será um passo importante para a ciência pois unificará três das 4 forças conhecidas: eletromagnetismo, força nuclear forte e força nuclear fraca, deixando de fora apenas a gravidade. Isso poderá explicar também porque a gravidade é tão fraca se comparada com as outras três forças citadas.

O LHC irá provar se muitas das teorias atuais estão certas ou erradas, e abrir espaço para grandes campos de pesquisa.  Pessoas temiam que ela pudesse gerar uma explosão que terminaria com o mundo, mas pelo visto isto não aconteceu (visto que estou aqui escrevendo e vocês aí, lendo).

Curiosidade:

O LHC é uma máquina de extremo quente e frio. Quando dois raiosde prótons colidem, eles gerarão temperaturas mais de 100000 vezes maisquentes do que o coração do Sol, concentrado dentro de um espaçominúsculo. Em contraste, o sistema de distribuição criogênico, que fazcircular o hélio superfluido em volta do anel do acelerador, guarda oLHC em uma temperatura de -271.3°c (1.9 K) – ainda mais frio do que oespaço.

Muitos acreditaram que era hoje que as partículas iriam começar a colidir, mas não é verdade. Hoje aconteceram apenas os primeiros testes, as colisões ainda irão demorar cerca de dois meses para acontecer.