As bebidas energéticas realmente funcionam? Como elas nos mantêm acordados?

Ciência:
Biologia/Química
Nível: básico

Bebida energética Com a indicação do Dougas, decidi pesquisar sobre o efeito das bebidas que dizem nos dar mais energia e nos manter acordados, como o famoso Red Bull. Será que elas fazem o efeito prometido?

Se você já leu o posto sobre os efeitos da cafeína deve entender como ela funciona em nosso organismo. Sabemos que ela bloqueia a ação da adenosina e faz com que nosso cérebro aumente sua atividade estimulando os neurônios, e isso coloca o corpo em um estado de “emergência”, liberando adrenalina.

Por que estou falando de cafeína? Simples. Cafeína é um dos compostos ativos das bebidas energéticas. Elas são formadas, basicamente, de carboidratos, cafeína e taurina, e diminuem o estado de sonolência, deixando nosso corpo alerta. Pessoas que não tomam café todos os dias sentem mais os efeitos da combinação.

O que é taurina?

Taurina é um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes em nosso corpo. Ele é um sintetizador e age como transmissor metabólico, além de fortalecer as contrações cardíacas. A taurina é adicionada nas bebidas energéticas por causa de seu efeito desintoxicador, sendo responsável por um melhor funcionamento do metabolismo de glicose e aminoácidos.

Qual o efeito dessas bebidas?

Para ter um efeito visível, a cafeína deve ser consumida em proporção ao peso corpóreo da pessoa vezes três. Uma pessoa de 50 kg teria que consumir 150 mg da substância para perceber seus efeitos.

O problema é que essas substâncias geram um ciclo de dependência (leia o texto sobre cafeína, indicado no início do post, para uma explicação mais detalhada). Bebê-las em grandes doses ou com uma frequência alta faz mal para saúde, compromete o estado de sono profundo e gera dependência da cafeína, acelerando a perda de magnésio e cálcio e, com isso, podendo causar câmbras e osteoporose.

Por causa da taurina, o consumo de 3 doses ao dia de 500 mg dessas bebidas reduz o catabolismo protéico, sendo um grande problema para quem possui problemas renais ou hepatite.

Não confunda bebidas energéticas com as bebidas isotônicas, como o Gatorade. Estas têm como função repôr líquidos, eletrólitos carboidratos, recomendadas para atletas ou pessoas com sinais de desidratação.

Fontes:

http://emnomedasaude.blogspot.com/2008/07/saiba-como-funcionam-as-bebidas.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taurina
http://www.nutrivea-po.com/taurina.htm