Mais do que moradia, os castelos eram fortalezas e sinalizavam poder e riqueza.

Ciência:
História
Nível: básico

Um castelo era não apenas uma residência, era também um forte, um local de armazenamento de riquezas e arsenais, um refúgio e, às vezes, prisão. Os primeiros foram construídos no século IX e muitos novos surgiram até o século XV, impulsionados pela era medieval dos senhores feudais e pelas incursões das Cruzadas. Seu crescimento começou a decair com o advento da artilharia.

Alguns castelos não possuem banheiro! Os excrementos humanos eram jogados pela janela ou através de espaços reservados para essa finalidade, e cabia aos serviçais cuidarem do acúmulo causado na parte de baixo do castelo.

Uma curiosidade notável é que as escadas, geralmente circulares e de pedra, descem no sentido anti-horário. A razão disso é que os calabouços e prisões ficam na parte de baixo e, em caso de rebelião, os fugitivos teriam problemas para utilizar a espada com a mão direita, enquanto os guardas teriam total espaço para atacar livremente vindos de cima.

Castelo

Aos poucos, a defesa dos castelos foi se desenvolvendo e ganhando forma. Os fossos ao redor começaram a ficar cada vez mais comuns, impedindo o fácil acesso ao castelo e aos muros que o protegem; o uso de arquiteturas com formas arredondadas, principalmente nas torres, ajudava a proteger os vigias do castelo; as torres passaram a ser construídas com uma função extra: a comunicação entre os castelos, e foi essa uma das razões pela qual, na idade média, os castelos proliferaram-se, pois a proximidade de um castelo ao outro dava força a essa rede de comunicação.

Falando em era medieval, a falta de higiene na época (como já visto, começando com a falta de banheiros) era notável. Banhos eram raros e feitos geralmente no mês de maio, quando o clima era propício, e dizem que é daí que vem a idéia de que maio é o mês das noivas, pois era a época em que a maioria dos casamentos acontecia, já que ninguém suportava ficar perto de outras pessoas por causa do mau cheiro. Contudo, não há fatos que provem essa teoria, que é combatida pela idéia de que o mês foi escolhido pela igreja católica porque é o mês da consagração de Maria, mãe de Cristo.

Na passagem para a Idade Contemporânea os castelos foram adaptados às funções de palácios, quando a evolução dos meios ofensivos conduziu à perda do seu valor estratégico, substituídos pelas fortalezas abaluartadas, melhor adaptadas aos tiros da artilharia.

Até hoje os castelos, com suas formas exuberantes e chamativas, são motivo de adoração.  Confira aqui imagens dos castelos mais belos do mundo.

Fontes:

http://www.peaceinspire.com/2006/04/19/medieval-castle-stairs/
http://danielgudang.multiply.com/journal/item/31
http://pt.wikipedia.org/wiki/Castelo
http://www.topcastles.com/topkastelen.php?SubMenu=bezoekers
http://www.historiadomundo.com.br/idade-media/os-castelos/
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070131041055AAGP0T9