O que são membranas filtrantes?

Ciência:
Química
Nível: avançado

O nível do assunto de hoje é avançado porque é uma área enorme e existe muita coisa a ser entendida e melhorada, mas meu conhecimento sobre ele é bem elementar. Costumo pensar que o que é importante para meus amigos deve também ser importante para mim, então há algum tempo comecei a pesquisar sobre o assunto e creio que possa ser interessante para vocês. Decidi assim disseminar o (pouco) conhecimento que possuo sobre nosso assunto de hoje: vamos falar do processo de filtragem e do tratamento da água através de membranas.

O princípio básico da filtragem de água acontece através das membranas. Por que vamos falar sobre elas? O que há de interessante nisso? O que chama a atenção para as membranas é que elas não são utilizadas apenas para filtragem de água, elas são usadas em larga escala nas indústrias atualmente. Como exemplo de aplicações, podemos citar a clarificação de cerveja, separação de proteínas do leite, etc. Contudo, é no saneamento que elas têm seu papel mais importante, pois fazem parte de boa parte do processo.

O grande problema é que o material utilizado aqui no país normalmente é importado e o custo não é baixo. Grupos de pesquisa desenvolvem novos métodos de produção e utilização, e dentre eles cito o da membrana de polissulfona com uma argila hidrofílica que pode baratear o custo.

Existem outros tipos de filtração e outros tipos de filtro, mas o uso da membrana é o mais promissor. Por mais que sua capacidade de retenção de sólidos possa ser baixa, ela é bastante precisa, e, com a redução dos custos para os padrões locais através do desenvolvimento nacional, trará grandes melhorias no processo de tratamento de água.

Hoje, o tratamento de água e de esgoto é dominado por membranas produzidas a partir de polímeros orgânicos. A utilização de argila bentonina também tem um papel importante no processo de filtração por membranas, pois sem ela a membrana apresenta, com o tempo, acumulação e depósito de material indesejável em sua superfície.

Respondendo à pergunta inicial, membranas filtrantes são elementos de filtração que permitem a separação de partículas dos líquidos, utilizadas em processos de tratamento e filtragem. Como podem ver o assunto é bastante abrangente e técnico demais para quem não é da área, mas já sabemos ao menos qual a tendência desse mercado e temos um ponto de início de estudo para aqueles que desejam saber mais à respeito.

Curiosidades:

– O Brasil detém um quinto da água de toda a água doce do planeta!

– O maior aquífero (formação que pode armazenar água subterrânea) do mundo também é do Brasil. Trata-se do Aqüífero Botucatu, conhecido como Aqüífero Gigante do Mercosul

– E aqui você pode consultar algumas dicas de como economizar água no dia-a-dia, fornecidas pela Sabesp!

Fontes:

http://www.fathorph.com.br/produtos.asp?c=4
http://www.tratamentoaguaefluentes.com.br/filtrosfiltracao/Tratamento_Agua_filtracao.htm
https://sec.sbq.org.br/cd29ra/resumos/T1741-1.pdf
http://www.quimicaederivados.com.br/revista/qd442/desmineralizacao1.html
http://www.geocities.com/CollegePark/Bookstore/8237/informativo/curiosidades.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aq%C3%BC%C3%ADfero
http://metrik.cl/aidis/?p=283