Atendendo à nossa primeira pergunta, feita por Raziel em seu comentário no primeiro post desse blog, vamos responder:

1. Por que o céu é azul?

A luz branca do sol é a mistura de todas as cores do arco-íris, cada uma com seu comprimento de onda. Quanto mais curto o comprimento de onda mais ela se “dispersa”, e as ondas azuis se espalham pelo céu nos dando a sensação de que o céu é azul.

Seria mais óbvio que o céu fosse então violeta, uma vez que seu comprimento de onda é menor do que a do azul, mas boa parte dos feixes violetas são absorvidos pela atmosfera, sem dizer que nossos olhos são mais sensíveis às cores vermelho, azul e verde.

No final da tarde, a posição do sol obriga os raios a fazerem o caminho mais longo, dispersando a cor azul e tornando o céu amarelado (ou avermelhado, dependendo da poluição do ar)

Mais curiosidades:


2. Por que o Ioiô sobe?

Quando o ioiô chega no final da corda (terminando assim seu movimento de translação) seu movimento de rotação ainda continua, e como não há como continuar descendo ele o impulsiona para cima.


3. Como os vagalumes “acendem”?

Esses pequenos insetos possuem órgãos fosforescentes na parte inferior do abdômen, e há dentro deles uma reação química que libera um composto que perde energia, emitindo assim a luz que vemos. A iluminação das cidades pode anular a bioluminescência (processo descrito anteriormente) e pode até levar à extinção, já que a luz dos vagalumes também está relacionada com a reprodução.

Você sabia?

A sensação de ardor que sentimos com as pimentas é causada por uma molécula chamada capsaicina, mas as aves não são afetadas por elas, apenas os mamíferos!

Fontes:

http://terraquegira.blogspot.com/2007/09/porque-que-o-cu-azul.html
http://www.smg.gov.mo/dm/learnmet/p_bluesky.htm
http://www.brasilescola.com/curiosidades/
http://www.afh.bio.br/curiosidades/
http://brontossauros.blogspot.com/2008/08/o-calor-das-pimentas.html