Se o som não se propaga no espaço, como os astronautas comunicam-se com a NASA?

Ciência:
Física
Nível: intermediário

O espaço é uma das coisas mais fascinantes para a humanidade, não só porque é algo praticamente desconhecido a ser explorado mas porque difere completamente da nossa realidade. Não é à toa que ele é o palco central de diversas obras de ficção científica, dentre as quais Star Wars e Start Trek são as mais famosas.

Muitos já ouviram falar que é impossível ouvir aqueles sons de explosão que acontecem nesses filmes porque o som não se propaga no vácuo. A onda sonora é o que chamamos de onda material, ela precisa de um meio material para se propagar.

Como, então, eles conseguem usar o rádio para se comunicar com a Terra? Se o som não se propaga, não seria óbvio que isso fosse impossível? Na verdade, as ondas de rádio, assim como a luz, não são ondas materiais, são ondas eletromagnéticas, e o que as difere das demais, a grosso modo, é a capacidade de se propagar no vácuo.

Os rádios portáteis ficam dentro dos trajes espaciais, que possuem ar e fornecem um meio para que o som se propague. Então, as ondas eletromagnéticas são transformadas em som e captadas pelos ouvidos dos astronautas. O mesmo acontece dentro das naves espaciais, onde o ambiente fornece as condições necessárias para que as mensagens possam ser enviadas e recebidas.

Brasil visto do espaço

Se você estiver no espaço e se chocar contra qualquer objeto, irá ouvir o som do impacto. Isto porque haverá um meio na qual o som pode se propagar, que será seu traje espacial, e ele chegará aos seus ouvidos. Contudo, uma segunda pessoa que o observasse não ouviria nada, não importa quantas vezes você se chocasse contra os objetos.

Como o som se propaga?

O som se propaga atravéz de ondas mecânicas, que são perturbações que se movem e carregam a energia de um lugar para o outro através de um meio. A velocidade do som depende do meio na qual a onda se propaga, e quanto mais denso o meio mais lenta a propagação.

Se alguém bater à sua porta, a batida é o que dá início à perturbação. A cada batida, as partículas da porta se movem e se chocam umas contras as outras, levando a energia e formando o movimento, a propagação. As partículas irão se chocar contra as partículas de ar que separam a porta de você, levando o som ao seu tímpano, fazendo-o escutar. Quando as partículas se movem de um meio para o outro (no caso, da porta para o ar), acontece a transmissão.

Curiosidade!

O som da música é produzido por vibrações periódicas e, por isso, é agradável aos nossos ouvidos. Já os ruídos são formados por vibrações dispersas e aleatórias, causando sensações desagradáveis. Sons com frequência acima de 130db (decibéis) provocam dor aos nossos ouvidos, e acima de 160db podem causar sérios danos ao tímpano. O ser humano escuta frequências entre 20 Hz e 20 KHz.

Até a próxima!

Fontes:

- www.ondasmec.xpg.com.br/texto.doc
- http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061028132857AAWcgTT
- http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061028132857AAWcgTT http://ciencia.hsw.uol.com.br/humanos-podem-ouvir-no-espaco2.htm

About these ads